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Como aproveitar a união entre o Instagram e Facebook

No final de Setembro o Blog oficial do Facebook anunciou uma importante mudança, o Direct do Instagram vai começar a se comunicar com o Messenger. A intenção no longo prazo é unir em uma única interface as mensagens enviadas em ambas as redes sociais. A integração é acompanhada de uma série de novas funcionalidades, que sem dúvida vão facilitar a vida dos usuários de ambas as redes sociais. Vamos começar por elas:

Comunicação entre as redes – conforme já indicado no primeiro parágrafo, os usuários do Messenger, do Instagram e do Facebook (que já utiliza o messenger como meio de comunicação) vão poder iniciar e manter conversas pelo próprio Messenger. Isto inclui tanto envio de mensagens quanto chamadas de vídeo; 

Watch Together – Durante videochamadas vai ser possível ver vídeos de qualquer uma das redes como Facebook Watch, IGTV e Reels (ferramenta do Instagram que permite criar vídeos mais elaborados utilizando recursos de edição de cenas) além de filmes e programas de TV;

Mensagens que apagam após serem lidas – semelhante ao recurso do Direct do Instagram onde é possível escolher que as fotos e vídeos desaparecem após serem vistas, o mesmo vai ser possível com mensagens de texto;

Figurinhas com selfies – utilizando o Messenger os usuarios vão ser capazes de criar as amadas figurinhas utilizando fotos e animá-las com boomerangs;

Chat colorido – recurso bastante popular do Messenger onde o usuário pode escolher a cor tema de uma conversa. Ficará disponivel também para os usuários do Instagram;

Atalhos para emoji – os atalhos em texto funcionam da seguinte forma: você configura no teclado do seu Smartphone palavras que vão ativar frases pré escritas, por exemplo, ao digitar “rua” o teclado ativa um texto maior com o seu endereço completo. Com os emojis vai funcionar da mesma maneira, ao escrever uma palavra configurada como atalho, por exemplo “kkk” o Messenger apresenta o emoji que foi configurado pelo usuário;

Encaminhar mensagens – recurso muito popular no Whatsapp, serve para facilitar a reprodução de mensagens entre uma conversa e outra.

Resposta – outro recurso popular no Whatsapp que ficará disponível aos usuarios do Instagram;

Mensagens com efeitos especiais – ao enviar mensagens como “Feliz Ano Novo” efeitos visuais de fogos de artifícios aparecem na tela;

Mais controle sobre quem pode te enviar mensagens – os usuários do Instagram vão poder decidir quem tem permissão para enviar mensagens diretamente a eles ou não. Atualmente o que é possível é bloquear totalmente determinados usuários;

Recursos de denúncia – além de começar a poder denunciar conversas inteiras como spam ou ofensivas, o Messenger vai ser pró ativo ao sugerir que determinadas conversas são potencialmente desagradáveis.

Importante lembrar que o Facebook, além da própria rede social, também é o dono do Instagram e do aplicativo Messenger. Podemos listar o Whatsapp, maior aplicativo para troca de mensagens diretas no mundo, chegando a 99% de presença nos smartphones no Brasil. Aqui é válido apontar que apesar de dominar o mercado nacional brasileiro com o Whatsapp, nos EUA o Messenger é o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos americanos.

E para as empresas?

O Instagram sempre foi bastante restritivo quanto a permitir integrações entre o seu chat e plataformas de gestão de comunicação. Com o Messenger, por outro lado, já existem diversos recursos de integração. Com o Xpro, por exemplo, é possível vincular um Bot de atendimento automático, além de responder as mensagens que chegam pelo Facebook na mesma plataforma onde se envia e recebe e-mails, ligações, mensagens do Whatsapp ou do Chat no seu site.

O principal ganho para as empresas é poder uniformizar e alinhar o discurso. Ter um discurso alinhado em muitos casos é sinônimo de um atendente utilizando uma única plataforma. Exemplificando, se o seu funcionário precisa utilizar o aparelho celular para responder mensagens do Instagram, mas também precisa de uma plataforma que permita que toda a sua equipe trabalhe com o Whatsapp, é natural que os tempos de resposta sejam diferentes. E isso é o que nós sempre buscamos contornar.

Ser omnichannel é atender ao seu cliente da melhor forma possível no canal de comunicação que ele escolher. É muito claro que o movimento do Facebook de unir as interfaces de suas principais redes sociais é neste sentido. Uma das justificativas da empresa foi  que 1 em cada 3 americanos experimentava esporadicamente dificuldades em se lembrar por qual rede havia mandado determinada mensagem. O mundo se prepara para soluções omnichannel, tanto no nível da comunicação corporativa quanto comunicação pessoal.

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