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05 dicas de relacionamento com cliente!

Manter um bom relacionamento com seus clientes, deve ser uma prioridade para as empresas.

Sabemos que uma boa relação entre as duas partes e uma gestão eficaz faz com que as empresas se diferenciem de seus concorrentes e torna muito maior a chance dos clientes voltarem a fazer negócios com a marca e comprarem os seus produtos ou serviços.

Porém, muitas empresas ainda têm dificuldades de manter um bom relacionamento com os clientes, e desta forma mantê-los fiéis.

Se a sua empresa se encontra nessa situação, não se preocupe, pois será sobre isso que falaremos neste artigo.

Para facilitar a leitura deste artigo, ele foi dividido em alguns tópicos!

  • Por que investir no relacionamento com os clientes?
  • Primeiras etapas para um bom relacionamento com os clientes;
  • Para se ter um bom relacionamento é necessário conhecimento;
  • 5 melhores dicas para um relacionamento com o cliente;
  • Conclusão.

 

Por que investir no relacionamento com os clientes?

Para se ter sucesso no atendimento ao público, é necessário mudar a velha mentalidade de que o sucesso se dá somente por meio de números, ou mesmo na quantidade de vendas que são fechadas.

Muito pelo contrário, é necessário que o foco seja direcionado para a qualidade do atendimento. E para que se tenha uma confiança mútua entre as partes, é necessário apresentar-se à disposição do seu cliente.

Assim, os clientes têm uma abertura maior para dar sugestões, fazer críticas, corrigir erros e também apontar melhorias que poderiam ser feitas na sua empresa.

 

Primeiras etapas para um bom relacionamento com os clientes

Primeiramente devemos ter em mente que um relacionamento é algo que se dá entre, no mínimo, duas partes. E isso pode acontecer em termos de afetos, amizade ou no âmbito profissional.

É muito importante que o seu cliente confie em você e vice-versa. E isso acontece por uma série de situações que proporcionam confiança como: sinceridade, respeito, reciprocidade, atenção, entre outros.

E nos casos institucionais, quebrar qualquer um desses fatores é o mesmo que abalar ou até destruir esse relacionamento, pois não existe empatia que sobreviva à falta de confiança.

 Para se ter um bom relacionamento é necessário conhecimento

No momento que os relacionamentos ocorrem em termos profissionais, a expectativa para que se tenha um bom relacionamento fica ainda mais intenso, pois uma pequena falha poderá custar todo o seu esforço. E por isso, é muito importante que você conheça muito bem o seu público.

É essencial conhecer o seu público alvo e fazer com que o primeiro contato com ela seja diferenciado. Pois, em termos de comunicação, a primeira impressão pode ser a mais marcante para seu público.

Porém, é necessário também entender que cada relacionamento é um relacionamento completamente diferente e único. Ou seja, trate cada pessoa da melhor forma possível.

 

5 melhores dicas para um relacionamento com o cliente

1. Conquiste a confiança dos seus clientes.

Falar sobre isso pode até parecer papo de autoajuda, mas essa etapa é muito importante no âmbito do relacionamento com os clientes.

E você não pode esquecer disso, sempre que estiver atendendo os seus clientes, procure demonstrar que ele é especial, e que ele está sendo acompanhado de perto, assim você conquista a confiança dele.

No entanto, assim como em qualquer relacionamento, é necessário manter essa constância, e procurar atender os clientes sempre assim, todos os dias, para que desta forma a relação não esfrie.

É necessário muito esforço para que o seu cliente se mantenha fiel aos seus produtos e serviços, já que o mercado oferece diversas opções concorrentes ao seu negócio.

 

2. Seja uma pessoa mais empática.

Empatia pode parecer uma dica simples, no entanto é pouco praticada nas empresas.

Pense e analise quais são as suas reais necessidades? Se eu fosse o cliente como eu gostaria de ser tratado?

Procure entender as suas necessidades, escute-o com atenção e foque em fornecer o que ele precisa. E, claro, nunca esqueça: seja sempre uma pessoa mais simpática e agradável.

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 3. Procure tratar os seus clientes como se eles fossem únicos.

Pode parecer clichê, mas essa é considerada uma das regras de ouro do bom relacionamento com os clientes, ouvi-los com atenção e tratá-los como se fossem os únicos.

Sabemos que as necessidades de cada pessoa podem ser diferentes, e se a concorrência não conseguir perceber isso, pode ter a certeza de que você já se saiu à frente dela.

Procure sempre se desafiar, pois vendo novas oportunidades de crescimento em cada novo cliente, você terá sempre novos obstáculos para resolver, e irá procurar aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas.

Por isso, dê atenção ao seu cliente, e nada de achar que os atendimentos são todos iguais e só mudam os clientes. Procure sempre ter um atendimento personalizado e individualizado.

 

4. Invista em promoções exclusivas para os seus clientes.

Um outro ponto importante que deve ser considerado, é a segmentação da sua rede de contatos, pois o investimento em ações de relacionamentos personalizados, faz com que a empresa, conheça melhor as preferências e necessidades dos clientes para que se possa oferecer ofertas mais personalizadas.

E essas promoções ajudam a fortalecer a relação de satisfação e confiança dos consumidores, aumentando assim as chances de fechamento de novos negócios.

 

5. Seja proativo e atenda o cliente no momento solicitado.

Ninguém gosta de esperar, ainda mais nessa correria do dia-a-dia. Neste caso, é muito importante que você procure se lembrar disso ao lidar com os seus clientes, e atenda-os sempre imediatamente, não os deixe esperando.

Deixá-los esperando pode criar uma experiência negativa e desnecessária para o seu negócio. O ideal é que você sempre procure atendê-los o mais rápido possível, mas se não puder naquele momento, fale com ele e explique isso.

Em casos de demora no atendimento, é importante posteriormente manter o contato com o cliente por meio de uma comunicação clara e atenciosa. E lembre-se que o cliente problemático de hoje pode se tornar o case de sucesso de amanhã. Tudo irá depender da atenção que você der a ele.

Portanto, é muito importante se dedicar, pois cuidar do relacionamento dá trabalho, mas não se preocupe, os resultados irão valer a pena no final.

 

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura desse artigo, o atendimento ao cliente é algo fundamental para o crescimento de qualquer negócio, e também para que possa se manter no mercado diante de tanta concorrência.

Portanto é muito importante que você fique atento a isso, e aproveite ao máximo as dicas que foram passadas neste artigo para que consiga fidelizar ainda mais os seus clientes.

E assim como muitos empreendedores você também pode fazer o investimento em uma ferramenta de comunicação que facilitará todo esse trabalho para você.

Como no caso da plataforma Xpro que pode transformar sua empresa em excelência em atendimento, rompendo todas as barreiras de comunicação com o público.

O Xpro é uma plataforma omnichannel, multifuncional, na nuvem, criada pela Xvision Tecnologia que, tem por objetivo, organizar e otimizar a comunicação corporativa interna e externa, entre as pessoas.

Conheça um pouco mais sobre essa incrível plataforma clicando no link abaixo:

>> www.xpro.me <<

Essas foram as nossas dicas de hoje! Gostou? Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários. Até a próxima! 😉

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