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Omnichannel, Crosschannel e Multichannel: você sabe a diferença?

Omnichannel, Crosschannel e Multichannel: você sabe a diferença?

A internet trouxe muitos novos conceitos e ferramentas que já estão presentes em nosso dia a dia, e por serem conceitos novos, muitas vezes ainda desconhecemos.

Como é o caso dos novos conceitos de Multichannel, Crosschannel e Omnichannel.

A aplicabilidade de cada uma dessas estratégias de comunicação, é diferente para cada segmento de atuação.

O que faz com que muitos empreendedores e empresas tenham um certo receio em relação ao investimento nesse tipo de tecnologia.

Porém, hoje as marcas devem estar preparadas para atender as necessidades dos clientes, que estão cada vez mais conectados e buscando novas opções que possam facilitar suas vidas.

Por isso, se você pretende obter sucesso nesse mercado, não basta ter somente um canal de vendas.

E nesse artigo você irá aprender tudo sobre os conceitos de Multichannel, Crosschannel e Omnichannel.

Para facilitar a leitura deste artigo, ele foi dividido em alguns tópicos!

  • O conceito de canais de venda;
  • O que significa Multichannel?
  • O que significa Crosschannel
  • O que significa OmniChannel?
  • Conclusão.

O conceito dos canais de venda

Nos tempos de hoje, o que as empresas precisam levar aos seus clientes são conveniências.

E isso acontece por meio de facilidades, ou seja, você deve trazer uma experiência única de compra que seja capaz de deixar o cliente encantado e possa proporcionar uma relação de longo prazo.

Ou seja, nessa nova era do marketing, o seu objetivo além apenas de vender, é fidelizar o seu cliente.

E foi a partir dessa ideia que surgiram os canais de vendas. Criar um canal único de venda à moda antiga, é pouco para criar uma experiência plena de compra capaz de fidelizar o cliente.

O que quer dizer Multichannel?

Como o nome já sugere, Multichannel significa ter à disposição mais de um canal para expor e vender produtos e também para manter um relacionamento com os clientes.

E esse conceito abrange maiores possibilidades para a empresa, ou seja, além do comércio possuir um espaço físico, pode ter também um e-commerce e muitas outras plataformas como, por exemplo o chat ou até mesmo uma rede social.

No entanto, pela necessidade de planejar e desenvolver estratégias para cada um deles, além do fato de que cada canal possui características e tecnologias específicas, a dificuldade de se trabalhar com os demais canais pode ser mais desafiadora.

E nesse caso, é muito importante estar sempre monitorando toda a operação desses sistemas, desde os pedidos, até a distribuição dos produtos.

Saiba que atuar com os múltiplos canais consiste em oferecer mais opções de compra e relacionamento com os clientes e, consequentemente, obter resultados com melhores perspectivas e fidelização dos clientes.

O que significa Crosschannel

Tratando-se de atendimento ao cliente, o Crosschannel corresponde ao segundo passo e consiste em fazer com que 2 ou mais canais de interação possam se comunicar.

Ou seja, há uma integração melhor entre loja física e virtual, permitindo, por exemplo, que o consumidor possa realizar as compras on-line e retirar os produtos pessoalmente na loja.

Se os canais estiverem conectados, a transição por parte do cliente entre um canal e outro será bem mais proveitosa, gerando uma maior satisfação para o cliente com relação ao produto ou serviços prestados.

Muitos clientes, antes de realizarem as compras preferem fazer uma pesquisa sobre o produto no site, ou até mesmo nas redes sociais. E isso pode gerar uma maior segurança no momento da compra,  já que no caso das compras em lojas físicas existe a possibilidade da experiência física de compra, como ver, tocar e experimentar o produto.

Assim, a experiência on-line pode proporcionar uma experiência “semelhante” já que o cliente tem a chance de consultar reviews e checar a satisfação de outros clientes que já consumiram.

O que significa Omnichannel?

O Omnichannel se caracteriza pelo uso de mais de um canal de forma simultânea, utilizando as estratégias tanto on-line quanto off-line, tornando o cliente o centro do processo e colocando todas as facilidades à sua disposição.

As ofertas e serviços são disponibilizados com base em seus gostos e experiências, que são identificadas por meio do histórico de compras, contatos ou outros dados que são obtidos por meio das redes sociais, com o auxílio de cadastros em formulários ou com cadastros feitos em balcões de lojas físicas.

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E isso é muito importante, pois a comunicação com o cliente fica mais efetiva.

Por exemplo, se um cliente faz contato com a empresa por meio de seu telefone celular, os próximos contatos serão por alertas de voz, já que foi identificado que este é o seu meio de comunicação favorito.

Ou seja, tudo que é oferecido para o cliente é personalizado, já que é baseado diretamente nos gostos e experiências do consumidor.

Conclusão

Como podemos observar durante a leitura deste artigo, a internet trouxe novos conceitos e ferramentas que podem melhorar a ampliar as formas de comunicação com os clientes, como é o caso dos conceitos de Multichannel, Crosschannel e Omnichannel.

E se hoje você pretende obter sucesso nos seus negócios, não basta ter somente um canal de venda. Você precisa implementar os diversos canais de comunicação em que os seus públicos de interesse estão inseridos.

Assim, você melhora o relacionamento com seus clientes e tem a possibilidade de divulgar bem seu trabalho em variados meios.

 

E aí? O que achou do artigo? Compartilhe a sua opinião conosco.

Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários. Até a próxima!

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