Os chatbots são considerados uma nova tendência de aprimoramento na comunicação e relacionamento para as empresas.
E isso porque estas ferramentas de inteligência artificial estão cada vez mais aperfeiçoadas com funções específicas de relacionamento e engajamento nos diversos canais digitais como: sites, aplicativos e redes sociais.
Ou seja, se a sua empresa ainda não utiliza essas ferramentas, está deixando de aperfeiçoar os sistemas de atendimento e interação com os clientes.
E será sobre isso que falaremos neste artigo. Aqui você irá entender tipos e vantagens dos chatbots para sua empresa.
Para facilitar a sua leitura, esse artigo foi dividido em alguns tópicos!
- Multicanalidade (Omnichannel) a grande inovação dos chatbots;
- Tipos de Chatbot;
- SAC – Atendimento ao cliente;
- Marketing e Vendas;
- Pesquisas;
- Captação de Leads;
- Quais as maiores vantagens do Chatbots para o seu negócio?
Multicanalidade (Omnichannel) a grande inovação dos chatbots
Os chatbots cresceram muito nos últimos anos acompanhando a migração de produtos e serviços para o ambiente digital, junto com um aumento exponencial e crescente de pessoas e empresas conectadas.
Com isso, o volume de atendimentos por meio dos canais digitais vem aumentando sem precedentes, sendo necessário alocar recursos humanos dedicados e com baixíssima automação.
E foi nesse cenário que o chatbot ganhou popularidade, com foco em realizar tarefas repetitivas utilizando o poder da inteligência artificial.
E a sua grande inovação é exatamente a capacidade da tecnologia de chatbots alcançar os públicos e clientes em qualquer dispositivo e nos canais de mensagem mais populares.
Tipos de Chatbot
Agora que entendemos o que é o chatbot, podemos perceber que existem diversas funcionalidades e formas de se utilizá-lo em nossos negócios.
Por exemplo, pode ser uma excelente forma de automatizar processos, prestar atendimento eficiente e gerar inteligência para o seu negócio.
Porém dentre os objetivos estratégicos do uso de inteligência artificial, podemos hoje separar em algumas funcionalidades específicas.
1 – SAC – Atendimento ao cliente
Esse tipo é considerado o mais comum atualmente e é utilizado para prestar atendimento, tirar dúvidas e melhorar a experiência do cliente.
A sua utilização frequente é para dar as boas-vindas a quem entra no site ou página do Facebook, por exemplo.
E isso é importante porque facilita a comunicação, e o cliente fica mais à vontade de entrar em contato.
O chatbot pode ser utilizado também para preparar as respostas padronizadas para as perguntas mais comuns.
O que acaba poupando tempo e também permite que o atendimento humano seja utilizado apenas em questões mais complexas.
Os chatbots também podem ser utilizados para oferecer opções de pagamento no checkout e até mesmo sugerir produtos relacionados.
E graças ao avanço da tecnologia, em alguns casos é possível simular uma conversa de verdade.
2 – Marketing e Vendas
É possível realizar campanhas de marketing e ações focadas em vendas baseadas em um chatbot, apresentando um diálogo que leve o cliente a se envolver com o produto e suas características.
Nesse caso, o chatbot pode apresentar imagens, vídeos, características específicas, além de captar informações do consumidor.
Pesquisas
Com os chatbots é possível transformar as extensas pesquisas de opinião e satisfação em diálogos amigáveis, evitando o tédio e a dispersão.
Captação de Leads
Uma outra grande funcionalidade dos chatbots é de captar possíveis clientes e leads para seu negócio.
O robô, nesse caso, fica disponível durante a visita e navegação na página e vai explicando e dando dicas sobre produtos e serviços.
E a partir do momento em que consegue envolver o cliente nesse tipo diálogo, é possível coletar informações sobre o que seu público procura e quem realmente está interessado em comprar.
E com essas informações é possível, com a ajuda do time comercial, traçar estratégias de abordagens e também para que sejam feitas melhorias propostas pelos próprios clientes.
Educar o cliente
O chatbot hoje também tem uma outra aplicabilidade, que no sentido de educar o cliente.
Por exemplo, se você vende roupas, talvez seja legal que o robô da sua loja virtual instrua o consumidor a conferir as medidas das peças antes de comprar, pois as numerações variam um pouco em cada marca.
Quais as maiores vantagens do Chatbots para o seu negócio?
Separamos uma lista com as maiores vantagens dos chatbots para o seu negócio, confira!
- Reduz custos e aumenta a margem de lucro;
- Maior engajamento com os clientes/usuários;
- Dá escalabilidade às operações;
- Eleva a qualidade do atendimento;
- Melhora a experiência do cliente;
- Múltiplos canais de atendimento;
- Nova forma automatizada de entrar em contato com seu Lead.
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Até a próxima!
Fontes:
https://ecommercedesucesso.com.br/o-que-e-chatbot/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/chatbot/
https://marketingdeconteudo.com/chatbots/
https://www.zenvia.com/blog/o-que-%C3%A9-um-chatbot-entenda-de-uma-vez-por-todas
http://globalad.com.br/blog/os-7-principais-usos-de-chatbots-nas-empresas/