
O mês de novembro é a época que se inicia a temporada de Black Friday e que ainda podemos somar com as festas de fim de ano, o que torna essa a melhor época para as lojas conquistarem novos clientes e também fidelizar os atuais.
Porém, não podemos esquecer que, apesar de ser uma época de muitas compras, as pessoas estão cada vez mais exigentes quanto às suas necessidades, e houve também uma mudança na forma de se fazer compras.
Hoje temos uma necessidade de integração das lojas físicas com as lojas on-line, entre o comércio eletrônico e os pontos de contato com o cliente, ou seja, surgiu um novo conceito, e esse conceito é chamado de Omnichannel.
Mas será que o Omnichannel pode realmente ser considerado o diferencial na Black Friday?
Se você também tem essa dúvida, não se preocupe, pois será sobre isso que falaremos nesse artigo.
Para facilitar a sua leitura esse artigo foi dividido em alguns tópicos!
- Omnichannel – O perfil de compras do novo consumidor;
- Como o Omnichannel pode alavancar as vendas na Black Friday;
- Maior interação com o cliente;
- Imagem positiva da marca;
- Conhecimento do perfil dos clientes;
- Maior fidelização dos clientes;
- Aumento do ROI – Retorno sobre investimento.
Omnichannel – O perfil de compras do novo consumidor
As novas tecnologias revolucionaram a forma das empresas se comunicarem com os seus consumidores.
E por isso já era de esperar que isso também mudasse o comportamento e a forma de se atender os clientes.
O que acabou trazendo um novo perfil de cliente, chamado de consumidor Omnichannel.
E esse termo é baseado no conceito de romper barreiras entre as diversas plataformas de comunicação.
Porém estar presente em todos canais acaba sendo um grande desafio, assim como o sucesso e a eficiência dessa tendência.
E as empresas que conseguirem se adaptar a isso, irão conseguir ter sucesso no mercado!
Como, por exemplo, durante a Black Friday, uma data considerada extremamente importante para o comércio virtual ou físico.
O Omnichannel pode fazer com que a sua empresa saia na frente, oferecendo ainda mais opções para os consumidores, resultando em uma conquista maior do mercado.
Como o Omnichannel pode alavancar as vendas na Black Friday
1- Maior interação com o cliente
O novo consumidor Omnichannel espera que a empresa possa interagir com os canais tradicionais de comunicação, e se a sua empresa faz isso, tenha certeza que será um grande diferencial.
Pois fazer isso, é usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente. E essa interação também se estende ao que tange o histórico desse cliente.
Integrações como os pedidos, compras, entregas e agendamentos de visitas são alguns exemplos que o consumidor espera que todos os colaboradores tenham acesso, independentemente da plataforma em que foram realizadas tais requisições.
2- Imagem positiva da marca
Ter uma boa imagem e boas avaliações de clientes aumenta a probabilidade dos consumidores comprarem de você.
E uma ótima impressão que possa existir em torno de sua marca irá fazer com que os consumidores comprem de você, mesmo que possam encontrar preços menores em outras empresas.
E nesse caso, investir no Omnichannel irá trazer bons serviços e atenção às necessidades que os seus clientes possam ter, o que irá gerar uma ótima reputação para o seu negócio.
3 – Conhecimento do perfil dos clientes
Por meio da estratégia de Omnichannel é possível ter acesso a um número maior de dados e de informações sobre os seus consumidores.
E assim é possível ter uma análise mais detalhada e saber quais os seus maiores problemas.
Dessa forma, o tempo de atendimento será muito menor, pois todas as informações que são consideradas necessárias, estão integradas e organizadas.
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Maior fidelização dos clientes
O fato de da sua empresa disponibilizar diversas opções de canais, conectados e interligados entre si, traz uma melhor experiência para sua empresa.
Pois como já verificamos, o tempo é otimizado, aumentando a agilidade na resolução de problemas.
Assim, você terá clientes mais satisfeitos, e consequentemente fiéis a sua marca.
O atendimento e a forma como a empresa procurar sanar dúvidas e resolver problemas é realmente essencial para bons resultados.
Os clientes não querem perder tempo explicando vez após vez as informações quando entra em contato com canais diferentes da empresa.
Por isso, utilizar o omnichannel é o segredo para sua empresa fidelizar cada vez mais clientes.
Aumento do ROI – Retorno sobre investimento
Pelo fato de se converter mais clientes e também captá-los com mais facilidade, ocorre um considerável aumento do retorno sobre investimento.
E nesse caso, ao invés de se investir em marketing para cada um dos canais de venda, o investimento é em uma maneira personalizada que possa gerar vendas em todos eles.
Assim você pode diminuir o custo de aquisição dos clientes, elevando o lucro de sua empresa.
E a ideia do Omnichannel é usar uma linguagem única com o cliente em todos os canais disponíveis.
Isso irá fazer com que o cliente saiba onde encontrar um bom atendimento e uma empresa que o entenda.
Ou seja, ele irá procurar a sua loja quando precisar de algo por conta de uma fidelidade que foi criada.
Fazendo com que a sua empresa sempre esteja à frente das concorrentes no mercado e principalmente em datas tão importante como é o Black Friday.
E aí? O que achou do artigo? Deixe a sua opinião! Aproveite curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.
Dúvidas, críticas ou elogios deixem nos comentários!
Fontes:
http://rceit.com.br/como-o-omnichannel-pode-alavancar-minhas-vendas-na-black-friday/
https://www.conversion.com.br/blog/o-que-e-omnichannel/
https://www.ignicaodigital.com.br/descubra-o-poder-do-omnichannel/