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5 Erros que as Pessoas Mais Cometem no Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente é parte fundamental para o sucesso de sua empresa. Por meio dele é possível mensurar a satisfação do cliente, estabelecer estratégias eficientes de vendas e critérios para a fidelização.

Apesar da relevância, o atendimento ao cliente é ineficiente em muitas empresas. Neste artigo, separamos os 5 principais erros que as pessoas cometem na execução desse serviço. Confira!

1. Excesso de burocracia

Ao entrar em contato com a central de atendimento, o cliente espera que o seu problema seja atendido prontamente. O ideal é que existam procedimentos de curto e médio prazo para contornar o ocorrido e fazer com que ele continue a confiar na empresa.

Atendentes desatentos, número excessivo de formulários, documentos e exigências podem trazer dor de cabeça ao cliente e – futuramente – à empresa, que perde a confiança do seu público.

 

2. Falta de feedback

Saber ouvir é fundamental em qualquer segmento. Além de permitir conhecer melhor o cliente, ajuda na tomada de decisões futuras.

Estabeleça estratégias fáceis para o feedback e treine uma equipe para avaliá-los. As pesquisas podem ser realizadas por e-mail ou por telefone. Se possível, crie um mecanismo de respostas para as reclamações.

3. Informações imprecisas

Quem entra em contato com a empresa quer informações precisas, que o auxiliem na compra ou na resolução de seu problema. Atendimento eletrônico ineficiente, demora na resposta e o fornecimento de informações confusas tornam a experiência negativa e fazem com que o cliente desista da compra.

Ofereça um serviço de ajuda treinado. Crie soluções de curto prazo que garantam o rápido atendimento. Forneça serviço de FAQ, com as principais dúvidas sobre os procedimentos da empresa.

 

4. Canais de comunicação ineficientes

Não é preciso criar uma mega central de atendimento, com atendente eletrônico e várias opções de direcionamento. Uma fanpage bem atualizada ou um site com informações precisas pode gerar resultados.

Avalie qual é o meio de comunicação mais utilizado pelos seus clientes. A partir daí, estabeleça estratégias que facilitarão o contato. Um simples SMS às vezes pode fazer a diferença para o relacionamento com o consumidor.

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5. Ignorar a concorrência

A concorrência pode fornecer respostas que melhorarão o seu atendimento. É importante conhecer o que eles têm feito, quais são seus erros e quais são seus acertos. Assim, você acaba conhecendo mais sobre as preferências do seu público-alvo.

 

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Até o próximo artigo!

 

Fontes:

https://blog.wittel.com/falhas-no-atendimento-ao-cliente/

https://satisfacaodeclientes.com/os-erros-mais-comuns-no-atendimento-ao-cliente/

https://br.freepik.com/vetores-gratis/suporte-com-icones_982028.htm

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