O aumento das vendas em datas comemorativas tem sido a estratégia de sobrevivência para o varejo. Em certas empresas, o lucro gerado nestas datas é essencial para manter os negócios funcionando o ano todo. Por isso, é importante se planejar para obter resultados satisfatórios.
Reunimos algumas estratégias de planejamento para alavancar suas vendas neste fim de ano e para te auxiliar na organização para as próximas datas. Confira!
Para facilitar a sua leitura, dividimos este artigo em tópicos:
- Defina as datas comemorativas mais importantes;
- Ambiente sua loja (física ou virtual);
- Divulgue com antecedência.
- Defina as datas comemorativas mais importantes
Dependendo do segmento do seu negócio, nem todas as datas comemorativas são válidas. Uma loja de produtos masculinos, por exemplo, não tem porque investir nas vendas do Dia das Mães.
Por isso, logo no início do ano, aponte quais datas comemorativas são importantes de acordo com as preferências e necessidades do seu público alvo. Fique atento para as datas importantes para o varejo, como a Black Friday.
- Ambiente sua loja
Independente do seu espaço, seja ele físico ou virtual, a decoração é importante para atrair clientes. Invista em comunicação visual, com enfeites específicos para cada data. Decida a verba a ser investida na decoração no planejamento anual, para não comprometer o orçamento.
Para as lojas virtuais, pense em layouts com cores e ícones que remetam a data. Nada muito exagerado, mas que destaque as ofertas.
- Divulgue com antecedência
Nada de deixar para a véspera, afinal é o comércio que determina a chegada de uma data. Invista na entrega de panfletos, redes sociais, sorteios e e-mail marketing, você deve adequar sempre seu canal de comunicação de acordo com o seu público. É preciso ser visto para ser lembrado.
Curtiu as dicas? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.
Até o próximo artigo!