HomeBlogChatbotO seu cliente está na linha. Não o deixe esperando!

O seu cliente está na linha. Não o deixe esperando!

O seu cliente está na linha. Não o deixe esperando!

 

O seu cliente está na linha ESPERANDO o seu atendimento…

Pronto, ele SAIU. VOCÊ DEMOROU MUITO!

É que sua empresa ainda não tem chatbot e não entendeu o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Nós sabemos e vamos te contar!

O atendimento ao cliente é um grande desafio para muitos negócios. É de conhecimento geral que a chave para aumentar as vendas e a fidelidade do cliente é melhorar sua experiência.

Atualmente impera a cultura do imediatismo. O consumidor 4.0 não quer esperar. Ele tem pressa de ter sua compra efetuada, sua reclamação ouvida e suas questões respondidas.

Contratar funcionários com presença 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano para dar suporte aos clientes é simplesmente muito caro.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Infomoney, somente no Brasil:

90% dos processos corriqueiros podem ser resolvidos com o uso de um chatbot;

74% dos clientes conseguem resolver suas demandas em até 2 minutos;

Atualmente 87% das pessoas que usaram chatbots consideraram suas experiências de uso como “ótimas” e “boas”.

Por isso, como você pode constatar as tendências de mercado apontam que os chatbots são uma estratégia muito efetiva, que em breve estará em todas as empresas.

Ok, mas eu detesto falar com robôs…

Da mesma maneira que é extremamente frustrante quando enviamos uma longa mensagem para um amigo e ele responde apenas “Ok”, ficamos muito irritados, temos a mesma sensação quando entramos em um site ou rede social e percebemos que estamos conversando com uma máquina que usa uma linguagem seca e não natural, que não interage conosco da forma que precisamos.

Se você já usou um serviço de suporte ao cliente on-line, provavelmente já teve uma suspeita vaga de que a “pessoa” com quem você estava conversando pode ser, na verdade, um robô.

Um dos motivos pelos quais muitas empresas não conseguem atingir a excelência no atendimento é justamente a falta de naturalidade na interação.

Mas é possível escalar seu atendimento ganhando rapidez e efetividade utilizando chatbots de forma mais humanizada! E isso serve para organizações de qualquer tamanho e qualquer setor. Uma tecnologia sofisticada, com atendentes disponíveis 24 horas por dia.

Os chatbots oferecem muitos benefícios para as empresas, economizando dinheiro e aumentando as taxas de vendas e conversão.

Com os avanços da Inteligência Artificial, da Programação Neurolinguística e do “Learning Machine” (aprendizado das máquinas), eles estão se tornando cada vez mais inteligentes.

Confie quando afirmamos que o futuro dos chatbots será brilhante.

A sua empresa tem uma personalidade? O seu robô também!

Atualmente é possível ajustar a “personalidade” do chatbot com base no seu público alvo, ou com as preferências da sua persona, definindo a maneira como ele se relacionará com seu público.

Em geral, os robôs precisam ser educados e prestativos com os usuários. No entanto, alguns outros recursos podem ser adicionados ao seu perfil, o bot pode ser mais bem-humorado ou sério, feminino ou masculino, pode ou não usar emoji nas mensagens, entre várias outras variantes.

Todos esses ajustes fazem com que a interação entre o usuário e o robô aconteça de forma natural, fluida e orgânica.

Um robô com a cara da sua empresa!

Alguns bots de grandes marcas têm uma representação visual. Pode ser um rosto, uma ilustração, ou mascote, por exemplo.

Esse elemento de imagem na personalidade do bot pode ter um impacto muito positivo na maneira como seu cliente vê a sua empresa e como você se relaciona com ela.

Uma vez definidas essas diretrizes, a equipe de produção de conteúdo inicia a construção do texto que compõe o banco de dados do chatbot.

Um banco de dados rico pode mudar a forma de atender o seu cliente.

Os bots utilizam softwares com bancos de dados previamente programados para oferecer uma ou mais respostas padrão para as questões dos usuários. A maioria das empresas possui um conjunto de perguntas frequentes facilmente respondida por um bot.

Eles também são capazes de realizar perguntas de forma cronológica e colher dados como e-mail, telefone e e-mail dos seus visitantes mediante uma programação bem estruturada.

Podem ainda automatizar processos como emissão de 2ª via de faturas, alteração de dados pessoais e alteração de data de vencimento, por exemplo.

Caso sua preocupação seja com perguntas mais complexas, fique tranquilo, pois o usuário pode ser direcionado para um atendente humano — caso o sistema não entenda o problema, a solicitação ou a pergunta do usuário.

Esteja onde seu consumidor está!

Seu cliente usa quantas plataformas de bate-papo por dia? WhatsApp, Facebook, Instagram, Skype, Websites… Estes ambientes podem ser utilizados como estratégia de abordagem para vendas e interações com seu público.

Atendimento Instantâneo – 24h/dia – 365 dias no ano – sem intervalos e sem folgas.

Como dissemos anteriormente, os clientes exigem respostas rápidas às reclamações ou questionamentos. Os chatbots são capazes de corresponder a essas expectativas, oferecendo instantaneamente possíveis resoluções.

Os chatbots não deixam os clientes esperando. Eles atuam 24 por 7, guiando seu cliente em sua jornada de compra, abordando cada questão à medida que ela surge.

Alta produtividade com o menor custo.

De acordo com a Chatbots Magazine, a implementação de agentes virtuais ou chatbots pode ajudar as empresas a economizar até 30% em custos operacionais.

Isso acontece porque os bots dão suporte e resolvem consultas repetidas de clientes, liberando agentes de serviço para lidar com consultas mais complexas e prover um melhor serviço aos clientes. Portanto, os chatbots ajudam a aumentar a produtividade dos seus colaboradores.

Uma dica de compra certeira sempre cai bem.

O envolvimento com o que o cliente realmente deseja pode ser exponenciado com o uso de chatbots, pois os mesmos podem estabelecer interações personalizadas com os clientes, fornecendo conselhos de compras confiáveis ​​com base no histórico e nas preferências de compra.

Questões Complexas? Não se preocupe!

Agentes virtuais ou chatbots também são o primeiro ponto de contato para consultas mais complexas, que podem ser facilmente encaminhadas para agentes humanos, melhorando o atendimento ao cliente e reduzindo os custos.

COMO VOCÊ PODE DEIXAR UM ATENDIMENTO:

  • Profissional e livre de erros;
  • Alinhado à sua marca;
  • Que faz bom uso da linguística;
  • Associado a tarefas bem definidas;
  • Fornecendo respostas e soluções rápidas e adequadas;
  • Trabalhando perfeitamente em uma variedade de dispositivos;
  • Que está ativo todos os dias do ano, em todos os momentos;

FORA DO SEU NEGÓCIO?

SÓ SE VOCÊ QUISER O SEU NEGÓCIO FORA DO MERCADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *