A Black Friday já é conhecida do brasileiro. Com origem nos Estados Unidos, ela é realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2020, o evento acontecerá no dia 27 de novembro. No mundo todo, a data é oportunidade para atrair clientes e melhorar a performance do negócio.
De acordo com dados da Ebit Nielsen, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday em 2019. Foram 5,33 milhões de pedidos realizados com um ticket médio de R$ 602,00.
É importante lembrar que, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil a oportunidade maior está nas vendas online.
Atendimento na Black Friday
Para ter sucesso na Black Friday, é preciso, antes de mais nada, prestar um bom atendimento. Das campanhas ao pós-venda, o seu negócio deve proporcionar atendimentos personalizados ao cliente, assim como o treinamento da equipe para lidar com a alta na demanda.
A qualidade do atendimento ao cliente passou a ser um grande diferencial que pode definir a fidelização ou a perda desse consumidor. E uma das dicas mais importantes é: invista no digital. Você pode usar vendedores do seu próprio negócios como consultores de vendas on-line, no chat, no whatsapp, ou no seu espaço físico, com atendimentos em hora previamente agendada.
Diversifique o atendimento com um sistema de automação
As ferramentas de automação são de grande auxílio para todas as áreas da empresa e ganham ainda mais importância na Black Friday. Isso porque permitem que a empresa lide facilmente com o aumento do fluxo da demanda, sem sobrecarregar a sua equipe de trabalho.
Na Xvision Tecnologia, sua empresa pode ter acesso a todos os canais de comunicação em uma única plataforma, integrando, por exemplo, whatsapp, sms, facebook messenger e e-mail. Reduzindo a demanda do atendimento humano, você consequentemente reduz os custos, que caem conforme crescem a agilidade e o nível de interação humana de cada canal.
Outras dicas que podem turbinar os resultados do seu negócio
- Invista em marketing e crie expectativa
- Foque na experiência do cliente
- Prepare-se para imprevistos
- Ofereça diferenciais além dos descontos
- Tenha um plano de logística preparado