HomeBlogSatisfação do ClienteO que é jornada do cliente e qual a sua importância?

O que é jornada do cliente e qual a sua importância?

Com a automação de marketing e as campanhas para captação de leads, o principal objetivo de marcas e empresas é a construção da relação entre o cliente e a marca. Essa relação tem ganhado cada vez mais força e é conhecida e apresentada agora nesse artigo como a jornada do cliente.

A concorrência nunca foi tão agressiva no mundo corporativo. As empresas não param de estudar maneiras sutis de conquistarem maiores alcances em vendas e fidelização de clientes. Isso pode acontecer través da jornada do cliente, por exemplo. Mas esse trabalho não é tão simples e fácil. Ele demanda planejamento e boas estratégias de marketing.

Pensando nessa relação de interação entre cliente e marca, muito se ouve falar sobre a jornada do cliente, que nada mais é que todo o processo de apresentação de produto, compra e pós-venda. Mas por que sua empresa deve considerar investir na relação com o consumidor? Qual é a importância dessa jornada? Confira a seguir!

Jornada do cliente agrega valor à sua marca

De fato, a jornada do cliente é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Nesse momento, as empresas geram valor durante todo o processo, participando de maneira ativa e efetiva dessa trajetória, educando o mercado e a sua audiência.

Passo a passo

Os passos que configuram essa jornada baseiam-se em todas as etapas atendimento prestado pelas equipes da empresa e/ou marca. Ou seja, desde visitas no site, engajamento através de redes sociais e toda interação realizada através dos canais de comunicação com os consumidores. 

A história começa pela identificação da persona com o produto e o surgimento da necessidade desse objeto ou serviço. E, então, entra a busca desse consumidor por informação, avaliação e comparação, até chegar no real interesse de compra e o início dessa relação. 

No entanto, as verdadeiras fidelizações do consumidor acontecem no pós-venda. Por isso, é muito importante que a empresa tenha um bom plano de ação. Aqui, deve-se levar em consideração que o intuito é agregar valor de relacionamento no atendimento ou venda. Além disso, é nesse momento que a organização recebe o melhor feedback de todos: o do cliente!

Organização do Marketing com as jornada do cliente

É muito importante que o marketing da empresa organize toda a estratégia de mapeamento de jornada do cliente. As estratégias de marketing multicanal direcionadas às experiências digitais são muito importantes para ter a base do relacionamento real dos clientes com a sua marca. As empresas de sucesso que convertem mais leads no mercado são exatamente aquelas que filtram, estudam e potencializam suas campanhas em jornada de clientes.

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