Um dos indicadores mais desejados positivamente pelas empresas é o de satisfação do cliente. As expectativas dos consumidores estão altíssimas e cada vez mais pessoas estão engajadas em reclamar ou elogiar. Essa mensuração de satisfação tem também o objetivo de possibilitar melhorias e crescimento para as organizações.
Em um mercado cada vez mais digital, não é possível que uma empresa ainda caia no laço de não fazer pesquisa de satisfação do cliente. A verdade é que se você não der a oportunidade de seu público falar da sua marca para você, é na concorrência que ele vai contar suas experiências. E assim sua empresa perde muito, pois você não sabe se ele vai falar bem ou mal. Então a primeira dica é não perder mais a chance de ouvir o melhor feedback que sua empresa poderia ter: o feedback do seu consumidor!
A pesquisa de satisfação é um meio capaz de quantificar o contentamento dos clientes em relação à empresa. Assim, deve-se considerar toda a experiência da Jornada do Cliente com os produtos, serviços e interações com a marca. A partir dos resultados dessas pesquisas, o retorno de todo o investimento na sua empresa pode ser mensurado e talvez até tomar outra direção, dependendo da opinião do público.
Satisfação do cliente: ouvir para melhorar
Certas falhas só poderão ser perceptíveis nas necessidades e dores do consumidor. É ele quem vai indicar o que está dando certo ou errado, além de sugerir mudança em algum produto ou serviço. É através dessa percepção, do ponto de vista do cliente, que a pesquisa indicará as melhores direções para a marca.
Embora no início pareça ser algo irrelevante, a pesquisa de satisfação pode ser de grande valor para a empresa. Existem organizações que estão com quedas de resultados em vendas e não dão importância ao que o cliente tem a dizer, negligenciando seu melhor filtro para melhorar suas metas e objetivos.
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