A estratégia de melhor uso para seu negócio ter sucesso é dar atenção a quem faz ele crescer: o cliente. Por isso, usar o SAC como canal de comunicação direta com o consumidor é imprescindível. É uma maneira de aproveitar essa fonte de dados e transformá-los em informações que irão melhorar a relação da empresa com o público.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é um dos setores mais populares nas organizações, uma vez que recebe diariamente elogios, sugestões, questionamentos e, claro, reclamações.
A verdade é que o SAC se tornou uma fonte imensa de dados que geram insights e permitem a construção de estratégias para aproximar os clientes.
De acordo com o estudo Experiência é Tudo, da PwC, 73% dos consumidores consideram a experiência do cliente um fator importante nas decisões de compra. No Brasil, esse índice alcançou 89%, o mais alto da pesquisa.
Por isso é importante ter um SAC eficiente em suas respostas, com um porta voz direto, que apresente soluções para fidelizar esse consumidor.
Como usar o SAC de forma eficaz?
Primeiro, é necessário estabelecer um processo de filtragem e armazenamento das informações coletadas, para depois iniciar a análise. Para isso, a implementação de softwares de CRM (Customer Relationship Manager) é fundamental. Eles são importantes aliados para coletar as informações de contatos entre o cliente e a empresa.
Com a concentração de todas as informações em um só departamento ou profissional, fica mais fácil pensar em novas soluções. Dessa forma, esse serviço é um grande instrumento estratégico se usado de maneira certa.
Para impulsionar ainda mais o uso do SAC, uma dica é apostar na sincronia de canais, como redes sociais, e-mail, chat e telefone. Assim, o cliente continua o contato sem perder o histórico e sem perceber diferença no atendimento de um canal para outro.
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