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Omnichannel: entenda sobre!

Você já ouviu falar no termo “omnichannel”? Apesar de parecer ser um termo complexo, sua definição é bastante simples e representa uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. 

Dessa forma, essa tendência, que pode ser aplicada no ambiente varejista, permite a convergência do ambiente virtual com o espaço físico.

Isso ocorre porque cada vez mais as empresas têm buscado interagir com o meio digital, até pelo fato de os clientes estarem inseridos nesse meio. 

Neste processo de lidar com essa técnica, existem alguns canais que podem ser utilizados no contato com o cliente ou no processo de interação com o público, como é o caso de:

  • Redes sociais;
  • Telefone;
  • Email;
  • Whatsapp;
  • Chat online.

Essa integração é importante porque permite que pessoas tenham acesso à empresa por diferentes canais, tendo uma resposta rápida e reduzido tempo de espera.

Contudo, mais do que o atendimento ágil e em diversos canais, o omni channel permite uma ação integrada entre essas plataformas. 

Dessa forma, neste artigo você compreenderá em mais detalhes como essa técnica pode ser aplicada em seu negócio, assim como os benefícios e funcionalidades que podem ser agregadas. Confira os detalhes no decorrer do material. 

Entenda quais os benefícios do omnichannel

Agora que você já entende o conceito dessa prática, existem vários benefícios em utilizar o omnichannel, e listamos alguns a seguir:

  • Facilita a coordenação de atividades de vários departamentos;
  • Agrega personalidade para a marca;
  • Melhora o relacionamento do cliente com a marca;
  • Reduz os índices de rejeição;
  • Aumenta a satisfação;
  • Aumenta os canais de vendas disponíveis;
  • Otimiza os recursos e investimentos;
  • Permite um melhor gerenciamento de informações. 

Dessa forma, essa é uma estratégia que busca melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor, entendendo quais são suas necessidades e as atendendo. 

Outro aspecto importante a ser destacado é que várias informações podem ser armazenadas e gerenciadas de forma simples. 

Além da inovação e tecnologia em seu negócio, essa diversidade e integração de canais permite uma maior agilidade no processo comunicativo com o cliente, já que o tempo de resposta fica mais rápido e as respostas apresentam precisão conforme a demanda dos clientes. 

Com isso, sua empresa garante um atendimento mais rápido, exclusivo e com total atenção para suprir as demandas do cliente. 

Os resultados dessa ação são uma melhor satisfação dos clientes em relação ao seu negócio, assim como maior fidelização dos usuários. 

Quais estratégias podem ser aplicadas para o omnichannel? 

A partir do conhecimento acerca dos benefícios dessa ação para o seu negócio, existem algumas estratégias, inclusive de marketing digital, que podem ser aplicadas na empresa. 

Para ter múltiplos canais integrados, é muito importante contar com o suporte e a equipe necessária para essa ação. 

Dessa forma, o treinamento da equipe é essencial para lidar com as questões técnicas.

A instalação e integração de múltiplos canais deve contar, também, com a inserção de elementos tecnológicos na empresa. 

Por isso, contar com a empresa de tecnologia de informação (TI) é essencial para ajustar aspectos técnicos inerentes à implantação de um site, um chatbot ou outro meio de comunicação. 

Outro ponto é realizar a divulgação dessa ação em redes sociais e canais de comunicação da empresa. 

Outro aspecto que chama muito a atenção do cliente é realizar promoções, assim como ofertas especiais com o uso de canais de comunicação. 

Dessa forma, o desconto que o cliente encontra na loja deve ser o mesmo do aplicativo, por exemplo. 

É muito importante que a empresa ofereça ao cliente formas diferenciadas de realizar o pagamento, oferecendo possibilidades de parcelamento, assim como por boleto, pix e até mesmo transferência bancária. 

Os clientes também podem ser surpreendidos com um frete grátis e a possibilidade de ter descontos a partir de um determinado valor. 

Quanto mais rápido for esse processo para o cliente, quanto mais benefícios ele obter, mais realizado o consumidor estará em relação ao seu negócio, trazendo mais sucesso e potencial para novas vendas e indicações.

A partir dessas dicas e dos benefícios dessa ação, passe a utilizar o omnichannel em seu negócio e observe os resultados positivos!

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